|
"(...) Este D. Martim Moniz foi rico-homem do rei D. Afonso Henriques, esteve na batalha de Ourique, onde comandou a ala direita, encontrou-se no sítio de Lisboa e aí morreu valorosamente, defendendo uma das portas do castelo, a qual ficou conhecida por porta de Martim Moniz. (...)"
in "Familias Nobres - suas origens e suas armas" de António Machado de Faria - Lisboa 1961 Genealogia dos primeiros Vasconcelos -> D. Martim Moniz [de Ribeira] |
"(...). D Pedro Martins da Torre teve o senhorio da casa de seus pais e a torre de Vasconcelos e casou com D. Teresa Soares da Silva, ou D. Maria, filha de D. Soeiro Peres Escacha e de sua mulher, D. Froilhe Viegas, de quem nasceu D. João Pires Tenreiro, senhor da casa paterna e, parece, o primeiro que se apelidou de Vasconcelos por ser senhor da torre do mesmo nome, na freguesia de Santa Maria de Ferreiros, em terras de Entre Homem e Cávado. Foi um dos maiores fidalgos do seu tempo, esteve na conquista de Sevilha e casou com sua prima terceira D. Maria Soares, filha de Soeiro Viegas Coelho e de sua mulher, D. Mor Mendes, por cujo casamento teve o morgado de Penagate."
in "Familias Nobres - suas origens e suas armas" de António Machado de Faria - Lisboa 1961
Genealogia dos primeiros Vasconcelos -> D. João Pires de Vasconcelos «Tenreiro»
Don Foão, que eu sey
que á preço de liuão,
vedes que fez ena guerra
- d'aquesto soo certano :
sol que uyu os genetes,
come boy que fer' tauão,
sacudiu-ss' e reuolueu-sse,
alçou rab' e foy sa vya
a Portugal.
Dõ Foão, que eu sey
que á preço de ligeyro,
vedes que fez ena guerra
- daquesto son uerdadeyro :
sol que uyu os genetes,
come bezerro tenrreyro,
sacudiu-ss' e reuolueu-sse,
alçou rab' e foy sa vya
a Portugal.
Dõ Foão, que eu sey
que á prez de liueldade,
vedes que fez [e]na guerra
- sabede-o por uerdade :
sol que uyu os genetes,
come cã que sal de grade,
sacudiu-ss' e reuolueu-sse,
alçou rab' e foy sa vya
a Portugal.
de D.Affonso Meendez de Beesteyros
in "Cancioneiro da Biblioteca Nacional" - Cantiga 1470
"D. Dinis, pela graça de Deus rei de Portugal e Algarve: a quantos esta carta virem faço saber que Mem Rodrigues de Vasconcelos, meu vassalo e meu meirinho-mor além-Douro, mandou dizer que ele se temia de alguns que vivem entre Douro e Minho, que lhe mostravam má vontade pelo serviço que me ele fez e que por isso lhe cumpria uma casa forte em sua herdade do couto de Penagate para ter aí o corpo em salvo quando lhe cumprisse e outrossim por ter aí mulher e os filhos que não possam receber dano daqueles que lhe a ele mal querem (...) E eu, vendo que me pedia razão (...), mando e outorgo que ele possa fazer a dita casa na dita sua herdade.
Lisboa, 5 de Outubro, 1322"
Genealogia dos primeiros Vasconcelos -> D. Mem Rodrigues de Vasconcelos
"Andou elRei per seu reino folgamdo, tragendo comsigo Dona Lionor, ataa que chegou antre Doiro e Minho a huum moesteiro que chamam Leça, que he da hordem do espital, e alli determinou elRei de a receber de praça; e em huum dia pera isso assijnado, foi a todos preposto por sua parte dizemdo em esta guisa.
«Amigos, bem sabedes como a hordem do casamento he huum dos nobres sacramentos que Deos em este mundo hordenou, pera nom soomente os Reis, mas aimda os outros homeens, viverem em estado de salvaçom, e os Reis averem per lidema linhagem quem depos elles soçeda o reino, e regimento real que lhe Deos deu; porende elRei nosso senhor querendo viver em este estado, segumdo a el perteeçe, e comsijrando como a muj nobre Dona Lionor, filha de Dom Martim Affonsso Tello e de Dona Aldonça de Vascomçellos, deçemde do linhagem dos Reis, des i como todollos gramdes e moores fidallgos destes reinos tem com ella gramde divedo de paremtesco, os quaaes reçebendo delRei homrra, como he aguisado, seiam por ello mais theudos de o ajudar a defemder a terra; e oolhamdo outro si como a dita Dona Lionor he molher muj comvjnhavel pera elle, por as razoões sobre ditas: tem trautado com ella seu casamento, e poremde a quer reçeber de praça per pallavras de presemte, como manda a santa egreia; e lhe emtemde de dar taaes villas e logares de seu senhorio, per que ella possa manteer homrroso estado de Rainha, como lhe perteemçe.»"
Crónica de D. Fernando - de Fernão Lopes - Cap. LXII
Genealogia dos primeiros Vasconcelos -> D. Aldonça de Vasconcelos (mãe de D. Leonor)
© Eduardo de Vasconcelos, 1996 | edvasc@clix.pt |